27/09/2024 11h58

Estudantes de Colatina discutem diversidade racial em visita a museu virtual

Os alunos foram desafiados a resolverem enigmas interdisciplinares que desmontam estereótipos comuns.

Os estudantes do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) Pedro Antônio Vitali, localizado em Colatina, exploraram galerias de um museu fictício por meio de um Escape Room virtual na plataforma Genially. Cada galeria abordou um tema relacionado ao preconceito racial e ao senso comum, desafiando os alunos a resolverem enigmas interdisciplinares que desmontam estereótipos comuns.

A iniciativa buscou promover a conscientização sobre preconceitos étnico-raciais relacionados à cor da pele e outras características biológicas, desmistificando estereótipos que afetam a percepção social com a utilização da metodologia de gamificação. A escola ressalta que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) semipresencial exige um ensino flexível e personalizado, que se adapte às diferentes realidades e ritmos de aprendizagem dos alunos. As metodologias ativas como as utilizadas no processo permitem essa personalização, possibilitando que cada estudante construa seu próprio conhecimento de forma autônoma.

“Aplicar um escape room com os alunos da EJA foi uma estratégia essencial para desmistificar os mitos do preconceito racial de forma interativa, promovendo a colaboração e o pensamento crítico. Além disso, a atividade proporcionou acesso à tecnologia, ampliando suas competências digitais enquanto refletiam sobre a importância da ciência no combate às desigualdades”, explicou a professora Klécia Rizzolli Rossoni.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br