Estudantes de Guaçuí discutem ‘Fato’ ou ‘Opinião’

Alunos da disciplina eletiva “Entre Folhas e Fórmulas”, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Monsenhor Miguel de Sanctis, localizado no município de Guaçuí, participaram, no último dia 15 de abril, de uma atividade prática e lúdica que desenvolveu o pensamento crítico e a compreensão sobre os conceitos de "fato" e "opinião".
O professor de Língua Portuguesa Marcelo Soares Moreira explicou que a atividade, que integra conteúdos didáticos de diferentes disciplinas, destacou-se pelo caráter inclusivo e dinâmico. Ao gamificar temas teóricos, tornou a aprendizagem mais acessível, significativa e prazerosa, promovendo um ambiente colaborativo e incentivando a construção coletiva do conhecimento.
“Mais do que identificar frases, os alunos exercitaram o pensamento crítico e aprenderam, de forma leve e participativa, a refletir sobre o que leem e escutam — uma habilidade essencial para a formação de cidadãos conscientes e bem informados”, contou Marcelo Soares Moreira.
Já o professor de Química Gabriel Pizano destacou que o objetivo da proposta foi estimular nos alunos a capacidade de distinguir entre informações objetivas e subjetivas, aprimorando habilidades essenciais como leitura crítica, argumentação e interpretação textual.
“Com placas nas mãos, indicando ‘fato’ ou ‘opinião’, os estudantes eram desafiados a identificar o tipo de afirmação lida pelos educadores, promovendo não apenas a análise crítica, mas também o raciocínio rápido e o respeito à diversidade de ideias”, afirmou Gabriel Pizano.
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