Estudantes de Guarapari aprendem sobre a tabela periódica de forma inusitada
A atividade teve como objetivo explorar os diversos elementos da tabela periódica, estimulando a criatividade dos alunos.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guarapari, localizada em Guarapari, inovou no ensino de Química ao desenvolver o “Jogo da Tabela Periódica” com os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio. Organizada pelo professor João Vitor de Assis, a atividade teve como objetivo explorar os diversos elementos da tabela periódica.
Estudando a tabela periódica, os alunos da 1ª série do Ensino Médio foram divididos em cinco grupos, cada um com uma missão: utilizando os símbolos da tabela periódica, eles criaram palavras, nas quais a pontuação era a soma dos números atômicos de cada símbolo utilizado. Ao longo de cinco rodadas cheias de criatividade, eles exploraram nomes de objetos, nomes de pessoas e lugares, desvendando diversas combinações.
Por exemplo, ao formarem a palavra "CAmISeTa" receberam uma pontuação de 261, somando os números atômicos do cálcio (20), do amerício (95), do iodo (53), do selênio (34) e do tântalo (73). Essa atividade buscou estimular o aprendizado sobre os elementos químicos, e também promover a colaboração e a diversão entre os alunos. Ao final, a equipe vencedora ganhou um prêmio.
“A aula foi interessante e aproveitamos para praticar a tabela periódica. Inclusive conseguimos fazer todas as atividades com sucesso sem nenhum problema e o grupo que se saiu melhor, ganhou um presente de incentivo”, relatou a estudante Lara Whitney Felix Barbosa.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707