30/10/2024 15h25 - Atualizado em 30/10/2024 15h32

Estudantes de Guarapari desenvolvem jogos de tabuleiro

Alunos do curso técnico em Design Gráfico da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Doutor Silva Mello, localizada no município de Guarapari, participaram, na última quarta-feira (23), de uma atividade de valorização e união de conhecimento técnico com a criatividade. A ação, que propôs aos estudantes a produção de jogos de tabuleiro, integrando pesquisa, prática e inovação, não apenas aprimorou habilidades profissionais da área, como também desenvolveu o papel do design como ferramenta de resgate cultural.

Durante a confecção dos projetos, os alunos combinaram, com auxílio de softwares gráficos, canetas de impressão 3D e, com um toque retrô, técnicas de produção digital à criação de tabuleiros, cartas, peças e até mesmo materiais promocionais, evocando memórias e estética dos jogos populares nas décadas de 1970, 1980 e 1990.

De acordo com a professora de Design Gráfico Kiani Gomes de Boni, a iniciativa buscou explorar desde os aspectos visuais até as mecânicas que definem esses jogos. "Para este projeto, realizamos, inicialmente, uma análise detalhada de jogos clássicos, investigando suas estruturas, mecânicas e impactos visuais", destacou a docente.

Ainda segundo Kiani Gomes de Boni, com o uso das canetas 3D, os alunos puderam criar protótipos reais de fichas e peças interativas, transformando suas ideias em itens palpáveis e altamente detalhados. "O passo seguinte foi mergulhar no desenvolvimento criativo, e tivemos a oportunidade de trabalhar com protótipos tridimensionais utilizando canetas 3D para criar possíveis peças dos jogos em desenvolvimento. Essa experiência foi enriquecedora, pois possibilitou que os alunos tivessem um contato mais concreto com a materialização de suas ideias", afirmou.

Por fim, a professora explicou que a tecnologia ofereceu uma experiência prática e significativa, facilitando a compreensão do processo de design e prototipagem. Além das peças, os estudantes projetaram caixas, pôsteres e folhetos que remetem a épocas passadas, resgatando uma estética nostálgica que torna o projeto ainda mais impactante.

 

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI