10/09/2024 11h31

Estudantes de Guarapari visitam Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo

Aula de campo teve como objetivo desenvolver nos estudantes uma compreensão crítica sobre direitos humanos e sua aplicabilidade na sociedade.



Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Doutor Silva Mello, localizada no município de Guarapari, participaram, no último dia 30 de agosto, de uma visita técnica à Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales). A aula de campo teve como objetivo desenvolver nos estudantes uma compreensão crítica sobre os direitos humanos e sua aplicabilidade na sociedade, promovendo uma formação cidadã integrada.

A iniciativa fez parte das atividades da eletiva "Direitos Humanos" e propôs promover experiências práticas sobre o processo legislativo, o papel das instituições democráticas na proteção dos direitos humanos, além de proporcionar o acesso aos bastidores do funcionamento da Ales, bem como sua história e a importância da legislação no Espírito Santo.

"O contato direto com o processo legislativo nos proporcionou uma compreensão mais profunda do papel crucial que a Assembleia desempenha na proteção e promoção dos direitos humanos em nível estadual. O empoderamento cívico proporcionado por essa experiência nos prepara para sermos cidadãos informados e proativos", frisou a professora Thiara Bernardo Dutra.

Outro destaque marcante da visita foi a simulação de votação de um projeto de lei no plenário, que permitiu aos jovens vivenciar o funcionamento real das discussões e decisões legislativas. Ainda segundo a professora, o resultado pedagógico da atividade foi significativo, consolidando o aprendizado teórico e proporcionando aos alunos uma vivência prática que estimulou o pensamento crítico e o engajamento cívico dos estudantes.

“A experiência contribuiu para uma maior compreensão sobre a importância das políticas públicas e dos direitos humanos, fortalecendo a capacidade dos estudantes em analisar e discutir questões contemporâneas que impactam a sociedade", destacou a professora Thiara Bernardo Dutra.


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