04/07/2025 14h14

Estudantes de Guarapari vivenciam práticas de segurança em altura durante visita técnica em empresa certificada internacionalmente

A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência direta, promovendo a integração entre teoria e prática profissional.

Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zuleima Fortes Faria, localizada em Guarapari, realizaram uma visita técnica à empresa IBEX Rope Access Treinamentos e Serviços Ltda, referência em treinamentos de acesso por cordas com certificação internacional da IRATA (Industrial Rope Access Trade Association).

A atividade teve como objetivo proporcionar uma experiência prática e direta com os procedimentos adotados para treinamentos de acesso por cordas, promovendo a integração entre teoria e prática profissional. Durante a visita, os estudantes do 3º ano puderam conhecer a estrutura da empresa, os equipamentos de proteção individual (EPIs) utilizados e os padrões de segurança exigidos pelas normas NR 35 e NBR 15.475.

A equipe técnica da IBEX apresentou técnicas de acesso e posicionamento por cordas, sistemas de ancoragem e protocolos de segurança, enfatizando a importância do planejamento, da análise de risco e dos procedimentos de resgate em altura. A ação também reforçou o compromisso com a prevenção de acidentes e com a formação de profissionais preparados para atuar com responsabilidade em ambientes de risco elevado.

“Oportunidades como esta visita à IBEX Acesso por Cordas são essenciais para a formação dos nossos alunos. Trazer a realidade do trabalho em altura para mais perto do estudante permite uma compreensão mais profunda das normas de segurança e da importância da correta aplicação dos procedimentos técnicos”, destacou a coordenadora do curso, professora Tatiane da Silva.

“A certificação internacional da empresa é um diferencial que agrega muito valor ao aprendizado, mostrando aos alunos os padrões globais que eles deverão seguir em suas carreiras. Estamos confiantes de que essa experiência contribuirá significativamente para a qualificação e conscientização dos futuros técnicos em segurança do trabalho”, acrescentou a docente.

“A visita à IBEX foi uma experiência muito enriquecedora. Pudemos ver de perto como são feitos os treinamentos e os cuidados que devem ser tomados para trabalhar em altura com segurança. Conhecer uma empresa com certificação internacional nos mostrou a importância de buscar sempre a melhor qualificação para atuar no mercado de trabalho. Saímos daqui mais preparados e motivados para aplicar tudo o que aprendemos em sala de aula”, contou a estudante Maria Vitória Ruela Leal.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI