Estudantes de Ibatiba aprendem sobre cultivo de mudas
Alunos receberam sementes de Angico Vermelho, Cedro, Araçá, Guabijú e Araticum, visando capacitá-los nas etapas da produção de mudas de espécies florestais.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Trindade de Oliveira, localizada em Ibatiba, em parceria com o programa "Bolsa de Sementes", da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, está promovendo o projeto "Verde é Vida". Com o objetivo de contribuir para a educação ambiental voltada ao desenvolvimento sustentável da comunidade rural, a iniciativa busca incentivar os estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental a cultivar mudas.
Sob a orientação dos professores Sérgio Luiz e Rodrigo Arêas, da eletiva "Um pé de quê?", os estudantes receberam sementes de Angico Vermelho, Cedro, Araçá, Guabijú e Araticum, visando capacitá-los nas etapas da produção de mudas de espécies florestais da região, bem como das plantas hortícolas, ornamentais e frutíferas.
Essa parceria proporciona aos alunos o aprendizado sobre práticas ideais de cultivo e germinação de sementes. Após tratamento pré-germinativo para quebra de dormência, os alunos cultivarão as sementes, distribuindo posteriormente as mudas germinadas para a comunidade escolar.
O professor Sérgio Luiz enfatizou a importância do projeto. "A eletiva visa a instruir os alunos na produção de mudas e nas técnicas de propagação. Estamos promovendo a conscientização ambiental e fortalecendo a educação ambiental na escola, capacitando-os para propagar plantas em suas futuras práticas profissionais", ressaltou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888