Estudantes de Jaguaré criam maquetes de Física
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Irmã Tereza Altoé, localizada no município de Jaguaré, construíram, ao longo do ano letivo de 2024, maquetes das teorias heliocêntrica e geocêntrica. A iniciativa buscou reforçar o estudo dos corpos celestes por meio de uma atividade prática que uniu teoria e criatividade.
O professor de Física Matheus Silva Guimarães destacou que o projeto colocou o estudante no centro do processo educativo, incentivando a construção do conhecimento de forma colaborativa e autônoma. “A atividade reafirmou o compromisso da escola em proporcionar experiências de aprendizado que vão além da sala de aula, fortalecendo o protagonismo e incentivando novas formas de aprender e crescer”, comentou o docente.
Ainda de acordo com Matheus Silva Guimarães, a prática contribuiu significativamente para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. “A construção das maquetes permitiu que os conteúdos teóricos ganhassem vida, tornando o aprendizado mais acessível e relevante para os alunos”, afirmou o professor.
A estudante Lisliele Moreira explicou que a construção das maquetes auxiliou no entendimento de que o Sol está no centro do universo, no modelo heliocêntrico, e não a Terra como elemento central, no modelo geocêntrico. “Foi bem interessante porque, ao fazer o trabalho, eu aprendi como é o modelo geocêntrico e o modelo heliocêntrico. Deu um pouco de trabalho, mas, em grupo, a experiência foi ótima”, disse a jovem.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707