18/09/2024 15h30

Estudantes de Laranja da Terra conquistam bronze em competição de robótica

A equipe de robótica Máquinas do Olimpo, composta por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Jouffroy, localizada no município de Laranja da Terra, conquistou, no último sábado (14) e domingo (15), uma medalha de bronze na World Robot Olympiad (WRO), em Santa Catarina. Os estudantes capixabas representaram o Espírito Santo na categoria sênior, competindo com participantes de diversas partes do Brasil, na disputa pelo pódio.

O projeto apresentado durante a WRO foi desenvolvido nas aulas da eletiva “Robótica Educacional como Ferramenta de Transformação do Currículo da Educação Pública”, que busca fomentar o interesse e a curiosidade dos alunos pela tecnologia, promovendo o aprendizado prático por meio da criação de projetos e jogos digitais aplicados no ambiente escolar.

O professor responsável pela orientação da equipe, Walcemir José Rocha, explicou que, na prática, essa iniciativa oferece aos jovens a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, criatividade e trabalho em equipe, transformando a robótica em um poderoso motor de transformação.

“A participação foi especialmente desafiadora, pois os alunos tiveram apenas duas semanas para desenvolver e programar o robô, cujo tema era ‘Força da Natureza’. O protótipo criado pela equipe foi projetado para o resgate de vítimas de desastres naturais. Embora o prazo para preparação tenha sido curto, o empenho dos alunos resultou em uma performance impressionante”, contou o professor Walcemir José Rocha.

“A medalha de bronze conquistada é mais do que um prêmio; é o reconhecimento do esforço e da dedicação de alunos e professores que, com o apoio da escola, estão transformando a educação pública por meio da robótica”, acrescentou o docente.

Uma das integrantes da equipe, a estudante Luise Milke Calderaro Trindade, destacou que a competição, além de técnica, também trouxe momentos de diversão e aprendizado. “Criar o robô foi um processo intenso, ainda mais com o pouco tempo que tivemos, mas a experiência foi incrível. Além da competição, tivemos atividades como LEGO, óculos de realidade virtual, e até Just Dance e karaokê. Nos divertimos muito e estamos super felizes com a medalha de bronze”, disse a jovem.

"Valeu muito a pena todos os dias de trabalho árduo. Sou muito grato por tudo que meu professor, minha diretora e minha pedagoga puderam proporcionar para mim", completou Charles Emanuel Sergio da Cunha, outro membro da Máquinas do Olimpo.

World Robot Olympiad (WRO)

A WRO é uma olimpíada internacional de robótica para jovens de 10 a 25 anos. Ela ocorre anualmente no mês de novembro, reunindo delegações de mais de 50 países. O objetivo é criar uma oportunidade para os jovens expandirem seus horizontes, por meio da exploração de robôs e sistemas de controle, promovendo o pensamento criativo, as habilidades de cooperação e comunicação, além de incentivar os participantes a se tornarem futuros cientistas, engenheiros e inventores.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br