20/09/2024 15h50

Estudantes de Laranja da Terra visitam Usina Hidrelétrica em Baixo Guandu

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sobreiro, localizada no município de Laranja da Terra, participaram, na última quinta-feira (12), de uma aula de campo na Usina Hidrelétrica de Mascarenhas, na cidade de Baixo Guandu. Durante a visita, os estudantes foram recepcionados por profissionais da usina, que os guiaram por áreas estratégicas, explicando detalhadamente o funcionamento dos geradores, turbinas e outras infraestruturas vitais para a geração de energia.

De acordo com a professora da eletiva de Práticas sobre Energia e Sustentabilidade, Audinéia Klug Soares, a iniciativa buscou promover o debate sobre recursos naturais, fontes de energia renováveis e sustentabilidade. “O objetivo da aula foi proporcionar uma compreensão aprofundada do funcionamento de uma hidrelétrica, desde a geração de energia até os impactos ambientais e sociais”, explicou a docente.

A atividade de campo permitiu que os alunos observassem de perto o processo de geração de energia hidrelétrica da usina, que tem capacidade instalada para produzir até 198 megawatts, sendo uma das principais geradoras de energia do Estado e fundamental para o abastecimento energético da região sudeste do Brasil.

Além disso, no decorrer da visita, os estudantes tiveram a oportunidade de discutir o equilíbrio entre a produção de eletricidade e a preservação ambiental, uma vez que a usina opera com um pequeno reservatório que minimiza o impacto ecológico sobre o fluxo natural do Rio Doce.

“Essa ação pedagógica reforça a importância das visitas técnicas como ferramenta de ensino, permitindo aos alunos vivenciarem na prática os conceitos teóricos e despertando o interesse por áreas como ciência e tecnologia”, destacou a professora Audinéia Klug Soares.

Para a estudante Débora Kefler, a aula de campo trouxe um novo olhar sobre as questões ambientais e tecnológicas. “A experiência de ver de perto a grandiosidade da barragem, que une a força da água às montanhas da região, foi marcante”, contou a aluna.

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI