13/09/2024 09h15 - Atualizado em 13/09/2024 10h31

Estudantes de Linhares lançam minissérie audiovisual

O projeto buscou demonstrar como diferentes áreas do conhecimento podem se conectar de maneira criativa.

 

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Manoel Salustiano de Souza, localizada no município de Linhares, lançaram, nessa quarta-feira (11), uma minissérie audiovisual, fruto de uma viagem pedagógica ao Rio de Janeiro, realizada no dia 22 de agosto. O projeto, que combina arte, ciência e linguagem, buscou demonstrar como diferentes áreas do conhecimento podem se conectar de maneira criativa.

A produção apresentada narrou o percurso explorado pelos estudantes durante o passeio à cidade do Rio de Janeiro (RJ), com destaque para o Museu do Amanhã, o Gabinete Real de Leitura Portuguesa, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Cristo Redentor.

De acordo com o professor de Língua Portuguesa, Thiago Arrigoni, a experiência foi transformadora, uma vez que os próprios alunos desenvolveram todas as etapas, desde a concepção do roteiro até as filmagens e a edição. “Ver o protagonismo deles na execução das práticas pedagógicas durante essa aula de campo foi algo que nos encheu de orgulho. Eles não apenas absorveram o conteúdo, mas também se envolveram de maneira ativa, demonstrando maturidade e responsabilidade”, contou Thiago Arrigoni.

Para ele, a iniciativa permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de observação crítica e comunicação de ideias, além de explorar a criatividade e o rigor científico. “O resultado é um exemplo de como a educação pode ir além das salas de aula, proporcionando experiências que conectam diferentes áreas do saber de forma colaborativa e prática”, frisou o professor.

A estudante Thaviny Neitzel Chagas afirmou que atividade foi mais do que um passeio cultural. “Foi uma oportunidade de vivenciar, na prática, os conceitos aprendidos em sala. Cada local visitado trouxe uma nova perspectiva, despertando minha curiosidade e ampliando minha compreensão sobre o contexto social, político e artístico da cidade”, disse a jovem.


Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI