22/04/2024 11h48

Estudantes de Linhares participam de roda de conversa com cientista premiada

O objetivo da ação foi incluir ainda mais os alunos da Rede Pública Estadual em práticas da comunidade científica.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Regina Banhos Paixão, localizada em Linhares, realizou, na última quinta-feira (18), uma roda de conversa com a cientista Ingrid David Barcelos, que trabalha no acelerador de partículas Sírius, localizado em Campinas, São Paulo. O objetivo da ação foi incluir ainda mais os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo em práticas da comunidade científica.

Os estudantes tiveram acesso às pesquisas que estão sendo realizadas nos maiores laboratórios de física do Brasil, como também puderam verificar que muitos dos conceitos abordados em sala de aula são aplicados em laboratórios e centros de pesquisa para aprimorar ou desenvolver a nanotecnologia.

A pesquisadora convidada, a cientista Ingrid David Barcelos, concluiu os cursos de graduação, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua na área experimental de Física da Matéria Condensada. Sendo uma referência feminina na ciência, Ingrid Barcelos foi a segunda mulher a vencer o Prêmio Professor José Leite Lopes de Melhor Tese de Doutoramento, entregue pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), com o tema "Estudo de propriedades estruturais e óticas de heteroestruturas formadas por materiais bidimensionais".

“Foi uma oportunidade única para os nossos estudantes do itinerário Terra, Vida e Cosmos dialogarem com uma cientista que aplica os conteúdos abordados em sala de aula no laboratório. A roda de conversa aconteceu de forma síncrona, com o auxílio da tecnologia Google Meet. Após apresentar como funciona o Sírius (acelerador de partículas), a pesquisadora respondeu perguntas dos alunos com muita simpatia. Foi um momento de muito aprendizado”, ressaltou a professora responsável pela atividade, Wanessa Santos Santana.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br