18/06/2025 17h02

Estudantes de Linhares promovem reflexão ambiental por meio de projeto interdisciplinar

A atividade teve como objetivo divulgar e conscientizar a comunidade escolar sobre a exploração de sal-gema no Brasil, com base no desastre ambiental ocorrido em Maceió (AL).

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Belmiro Teixeira Pimenta, localizada no município da Serra, realizou a IV Exposição do Projeto Ecoarte (Ecologia, Arte, Biologia e Robótica: uma solução criativa para trabalhar a sustentabilidade), com o tema “Cultura Oceânica – Sal-Gema”.

A atividade teve como objetivo divulgar e conscientizar a comunidade escolar sobre a exploração de sal-gema no Brasil, com base no desastre ambiental ocorrido em Maceió (AL), além de apresentar as possíveis consequências socioambientais de uma exploração futura em Conceição da Barra (ES), promovendo a consciência cidadã, ambiental e territorial.

Durante o desenvolvimento do projeto, os estudantes se aprofundaram em pesquisas e atividades práticas que integraram diversas áreas do conhecimento, como Geografia, Ciências, História, Língua Portuguesa e Projeto de Vida. Entre os resultados pedagógicos alcançados, destaca-se o desenvolvimento do pensamento sistêmico, da alfabetização geocientífica e territorial, além da compreensão crítica sobre os impactos da mineração.

Os alunos identificaram no mapa do Brasil as regiões de exploração de sal-gema, compreenderam as relações entre atividade econômica, geologia e ocupação urbana, e aprenderam a distinguir áreas de risco, reconhecendo o papel do mapeamento geológico preventivo.

O projeto também contribuiu para que os estudantes refletissem sobre o consumo consciente, a exploração de recursos naturais e as consequências de um desenvolvimento econômico sem planejamento ambiental. Além disso, foram abordados aspectos como a responsabilidade ética e cidadã frente a desastres ambientais, destacando a importância da fiscalização pública e da mobilização social.

A professora Simone Silva Clarindo Torteloti, orientadora do projeto, destacou a importância da iniciativa: “Como ferramenta de ensino e como recurso para fomentar a aprendizagem dos conteúdos curriculares; resgatamos bons hábitos de consumo para estabelecer a consciência social; buscamos desenvolver a percepção e o senso crítico na aplicação com as novas tecnologias; adotamos sempre com materiais recicláveis nas atividades, estimulando a criatividade, curiosidade e a investigação; tudo isso focado no desenvolvimento das relações interpessoais e intrapessoais e no atendimento às diretrizes da Base Nacional Curricular.”

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