25/05/2023 14h04 - Atualizado em 25/05/2023 14h33

Estudantes de Santa Maria de Jetibá simulam recolhimento do Imposto de Renda

A atividade teve como objetivo promover um contato dos alunos com o mercado de trabalho.

Estudantes do 1º e 2º ano do curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada em Santa Maria de Jetibá, participaram, no último dia 17, de uma roda de conversa sobre Contabilidade com um empresário do ramo. A atividade, intitulada "Imposto de Renda – se pagar, o bicho come; se não pagar, o Leão te pega", teve como objetivo promover um contato entre os alunos e o mercado de trabalho.

Durante o evento, o professor Fábio Schwanz, responsável pela disciplina de Recursos Humanos, enfatizou a importância de conscientizar os alunos sobre a seriedade de cumprir as obrigações com a Receita Federal e o impacto que o processo de recolhimento do imposto na pessoa física.

Além disso, o empresário Sidnei Betzel Naak conduziu uma simulação do recolhimento em folha de pagamento e do pagamento de tributos por meio de guias de arrecadação. O objetivo foi enriquecer o conteúdo de Administração de Pessoas e complementar as rotinas administrativas abordadas durante o primeiro trimestre do atual ano letivo.

"Os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante, compreendendo a importância de fornecer informações corretas para evitar problemas futuros e aprofundando seu entendimento sobre como esse imposto funciona tanto nas empresas quanto no contexto administrativo", afirmou o professor Fábio Schwanz.

A atividade proporcionou aos estudantes um maior conhecimento sobre a realidade prática da área contábil e a importância de estar em conformidade com as obrigações tributárias. Essa interação direta com profissionais do mercado de trabalho contribui para a formação acadêmica e profissional dos alunos, preparando-os para os desafios futuros.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br