Estudantes de São Gabriel da Palha apresentam projeto de iniciação científica em conferência na Serra
A pesquisa demonstra como é possível produzir etanol a partir da polpa do café, subproduto da produção do café conilon.
Na última quinta-feira (27), o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Governador Gerson Camata, Escola do Futuro localizada em São Gabriel da Palha, marcou presença na Conferência Sustentabilidade Brasil 2024, realizada no Pavilhão de Carapina, no município da Serra. O evento, que reuniu lideranças, autoridades e especialistas em busca de soluções sustentáveis, foi palco da apresentação do projeto de iniciação científica "Do Café ao Etanol".
Sob a orientação dos professores João Irineu Natale Júnior e Eduardo Almeida Soares, o estudante da Arino Pertel Neto, da segunda série do Ensino Médio, e a ex-aluna Maria Eduarda Jacentink Moronari demonstraram como é possível produzir etanol a partir da polpa do café, um subproduto da produção do café conilon.
“A produção do café conilon gera um resíduo de grande impacto que é a palha do café, além de muita poluição com o processo de secagem do café com a queima de madeira. Entretanto, este impacto pode ser evitado ao realizar a despolpa do café, produzindo um café de maior qualidade e com mais valor agregado e a polpa do café, subproduto rico em açúcares, que é utilizada no nosso projeto para a fermentação em etanol combustível, reduzindo, assim, o impacto ambiental da cultura cafeeira. O que agrega valor ao produto gerado, criando uma demanda industrial com novos postos de trabalho e produção sustentável de bioetanol”, explicou o professor Eduardo Almeida Soares.
Para Maria Eduarda, ex-aluna e integrante da pesquisa, o projeto é uma alternativa significativa contra o desperdício e um incentivo à sustentabilidade na região. Ester Sabino, gerente da Educação Ambiental e Articulação Social da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), elogiou o trabalho dos estudantes: “é muito interessante a gente ver o potencial do trabalho vindo do Ensino Médio, os meninos vêm com um olhar territorial. Eles reconhecem que o trabalho que foi feito é um trabalho que nos permite pensar novos futuros.”
Bruna Rodrigues, da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente do município, também expressou seu encantamento com a apresentação. “Fiquei maravilhada de ver que os alunos estão olhando para sua própria região. É encantador que o Estado e a Prefeitura Municipal de São Gabriel da Palha têm apoiado esses alunos para que eles consigam se desenvolver e com certeza trazer algo mais especial para toda a cadeia de produção de café do nosso Estado”, declarou.
A participação na Conferência Sustentabilidade Brasil 2024 proporcionou aos alunos uma nova experiência educacional. Envolvidos em um projeto real e relevante, eles
puderam aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação, e compreender a importância da inovação tecnológica para a sustentabilidade. Além disso, o reconhecimento e o apoio recebidos destacam a relevância do trabalho escolar para a comunidade e reforçam a confiança dos estudantes em seu potencial para contribuir com soluções sustentáveis e inovadoras para o futuro.
Escola do Futuro
O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.
A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707