04/10/2024 12h11

Estudantes de Vitória produzem curtas-metragens destacando o protagonismo feminino no Espírito Santo

O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo da Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Cultura (Secult).


Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Arnulpho Mattos, localizada em Vitória, produziram curtas-metragens destacando o protagonismo feminino no Espírito Santo. Os filmes são produtos da oficina de curtas-metragens na técnica de animação, coordenada pela professora Francielli Noya Toso. A exibição dos trabalhos aconteceu durante a Mostra Heroínas Capixabas, que aconteceu no dia 26 de setembro, no auditório da escola.


A iniciativa buscou promover o reconhecimento e a valorização do protagonismo feminino na história do Espírito Santo por meio de curtas-metragens animados. Zacimba Gaba, Maria Ortiz, Maria Stella de Novaes, Rosa Schorling e Elisa Lucinda foram homenageadas em cinco filme diferentes, destacando o papel de mulheres na luta contra a escravidão, na formação do Espírito Santo, na aviação e na arte.


“É importante destacar que as mulheres vêm se posicionando há bastante tempo na sociedade. Então, por que não transformar essas grandes histórias em filme? A linguagem audiovisual tem muita força para propagar histórias heroicas. Acredito que os alunos da escola Arnulpho Mattos foram muito bem-sucedidos na criação dos curtas-metragens e muitos talentos foram revelados”, afirmou a professora Francielli Noya Toso.


A estudante Maria Eduarda Severiana Hammer compartilhou que poder tirar as ideias e colocar nas telas tornou a experiência inesquecível. “Claro que tivemos algumas dificuldades aqui e ali, mas nada que um pouco de paciência e esforço não resolvesse. Acho muito interessante a introdução de trabalhos dinâmicos como esses para auxiliar na nossa aprendizagem e desenvolvimento intelectual, nos proporcionando uma experiência dinâmica e marcante”, contou.


O projeto foi viabilizado com recursos do Fundo da Cultura do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Cultura (Secult).

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI