03/09/2024 16h41

Estudantes do curso técnico em Logística de escola da Serra visitam Terminal de Cargas Aeroportuárias

Estudantes do curso técnico em Logística da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor João Antunes das Dores, localizada no município da Serra, participaram de uma visita técnica ao Terminal de Cargas Aeroportuárias (TECA) do Aeroporto de Vitória. A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos uma prática imersiva num ambiente real de um terminal de cargas.

A visita técnica ao TECA permitiu que os estudantes conhecessem de perto os processos logísticos, desde a recepção até a expedição de mercadorias, além de entenderem a importância da logística internacional e das operações de carga aérea na cadeia de suprimentos global. Essa vivência prática complementa a formação teórica dos alunos, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho na área de logística.

“O que mais me impressionou na visita foi descobrir que cargas vindas de lugares tão distantes, como Dubai, China e Miami são transportadas por avião e chegam diretamente ao aeroporto da nossa cidade. Ver de perto como essas mercadorias são armazenadas e organizadas para expedição foi fascinante. Além disso, conhecer os equipamentos usados nessas operações foi uma experiência incrível. Eu nunca tinha visitado um aeroporto antes e poder ir lá para entender o processo logístico por trás dessas operações foi realmente enriquecedor”, comentou o estudante Walas Santos Verissimo.

A aluna Tainá da Cruz reforçou os pontos trabalhados durante a visita. “Pude ver de perto como todo o processo logístico é extremamente organizado e aprendi muito sobre diferentes aspectos dessa operação. O que mais me agradou foi a oportunidade de expor nossas dúvidas, fazer perguntas e compartilhar nossas opiniões, tudo isso enquanto observávamos de perto os aviões e as cargas passando por etapas, como recebimento, fiscalização, pesagem, conferência e expedição. Receber orientações detalhadas sobre o uso adequado dos diversos equipamentos envolvidos nessas operações também foi muito enriquecedor”, disse.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br