Estudantes falam sobre suas experiências com literatura por meio da tecnologia e da arte em escola de Cariacica
Estudantes da Escola Ana Lopes Balestrero participam do projeto de leitura “Adote um Livro” para formação de novos leitores.
Um livro é um sonho que você segura na mão. A frase do escritor britânico Neil Gaiman é o lema do projeto “Adote um livro”, desenvolvido desde a primeira semana de junho de 2024 na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ana Lopes Balestrero, localizada em Cariacica. Idealizado pelo pedagogo Anderson Souza, o projeto foi abraçado pela comunidade estudantil. Os estudantes do Ensino Médio da escola passaram a explorar a biblioteca em busca de inspiração na literatura.
Estimulados pelos professores, os alunos se dedicaram a expor suas experiências com as obras literárias por meio de desenhos, escritas, poesias, além de vídeos para as redes sociais e episódios de podcast, totalmente elaborados pelos educandos. Na primeira culminância do projeto, foram apresentados cerca de 30 conteúdos audiovisuais idealizados pelos adolescentes.
Os estudantes puderam pesquisar, entre as obras disponibilizadas, aquelas cujas temáticas mais despertaram interesse. A partir daí, o adolescente pôde apresentar sua experiência literária por meio de múltiplas possibilidades: criando ilustrações de cenas da obra ou de personagens, elaborando novas possibilidades de capas para as obras literárias. Uma das estudantes adaptou a história do livro com um formato de graphic novel.
Outros participantes criaram logomarcas para o projeto, cartazes, além de relatos autorais sobre o conteúdo da obra literária e como ela afetou a sua própria vida de alguma forma. Os relatos ganharam formatos por escrito, como verdadeiros diários de leitura, além de vídeos animados para as redes sociais. Para explorar ainda mais a arte da escrita, um grupo de estudantes passou a entrevistar autores, investigando como eles buscam inspiração para a produção literária. As entrevistas foram disponibilizadas por vídeos e em episódios de podcast.
Uma das madrinhas do projeto é a professora Graziele Soares, que acompanhou seus alunos da disciplina de Língua Portuguesa durante as gravações de entrevistas com autores capixabas. O resultado do material foi editado para dar origem a conteúdos audiovisuais variados. Já a professora Ana Paula Costa, responsável pela disciplina de Língua Portuguesa e Linguagens Digitais, propôs a criação de um perfil no Instagram (@adoteum.livro), específico para veicular o conteúdo audiovisual elaborado pelos estudantes. O resultado foi a produção de quase 30 vídeos sobre a experiência literária dos estudantes.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707