Estudantes internos de Cachoeiro de Itapemirim cultivam horta
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim, que têm como escola de referência a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Inah Werneck, localizada também em Cachoeiro de Itapemirim, estão participando, ao longo do ano letivo de 2024, do projeto de educação ambiental “Cultivando o Conhecimento: Horta Solidária no Sistema Prisional como Ferramenta Pedagógica para trabalhar a Educação Ambiental”.
Nessa quarta-feira (13), a iniciativa, que tem como objetivo oferecer conhecimentos teóricos e práticos sobre ecologia e sustentabilidade, preparando os internos para uma reintegração social e profissional responsável e autossuficiente, incluiu a realização uma palestra educativa sobre o ciclo de vida das plantas, práticas de agricultura sustentável e alimentação saudável.
Em seguida, os estudantes participaram de uma aula prática na horta da unidade, onde puderam aplicar o conhecimento adquirido, como manejo do solo, planejamento da plantação e cuidados com as plantas. “Essa vivência prática fortaleceu o aprendizado ao possibilitar uma conexão direta com a terra e a natureza, ensinando a importância de cada etapa de crescimento e de práticas de cultivo conscientes”, destacou a pedagoga Rayana Rigo.
Para além de ampliar as possibilidades no mercado de trabalho, especialmente no setor agrícola, o projeto também incentiva a construção do senso de pertencimento ao desenvolver habilidades socioemocionais e éticas.
“O projeto vai além da atividade de plantio, integrando teoria e prática e proporcionando uma experiência única para os internos. Eles não só aprendem técnicas agrícolas, mas também desenvolvem habilidades, como paciência, responsabilidade e trabalho em equipe”, salientou Rayana Rigo.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707