19/06/2023 16h47

Estudantes participam de Encontro Regional de Comitês de Líderes

A Secretaria da Educação (Sedu) promoveu, de 12 a 16 de junho, os Encontros Regionais dos Comitês de Líderes de Turma. A ação teve como foco o protagonismo juvenil, a partir da perspectiva da formação de jovens autônomos, críticos e participativos. Os Encontros contaram com a participação de diversos estudantes, escolhidos a partir do Conselho de Líderes de suas escolas para integrarem o Comitê Regional de Líderes, que foi empossado logo no início dos eventos nas Superintendências Regionais de Educação (SRE’s).

Além disso, os Encontros também tiveram o momento de escolha dos representantes de cada regional para compor o Comitê Estadual de Líderes. A programação também contou com momentos tanto formativos quanto de discussão de temas que perpassam o cotidiano dos estudantes (defasagem de aprendizagem, cultura, equidade racial e evasão escolar).

O estudante Pedro Henrique Martins, representante da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dr. Silva Melo, de Guarapari, falou sobre a experiência na atividade. “Nesse encontro, nosso contato com os temas foi muito engrandecedor e vamos levar todo esse debate aos demais estudantes da nossa escola”, disse o aluno.

Comitê de Líderes

O Comitê de Líderes é uma iniciativa da Sedu, liderada pela Subsecretaria de Articulação Educacional, por meio da Gerência de Gestão Escolar, que compreende a necessidade de desenvolvimento da cultura do protagonismo juvenil atrelada à Educação Básica. Também é uma instância importante na garantia de que o processo educativo deve ampliar as alternativas de inserção social da juventude, promovendo oportunidades que priorizam o desenvolvimento integral e a participação ativa nos espaços decisórios.

Tanto no nível Regional quanto no Estadual, o Comitê foi pensado como um espaço de discussão permanente. É uma instância de representação estudantil, acompanhada pelas Superintendências Regionais de Educação (SER’s), configurando um espaço de escuta ativa e participação juvenil, constituído por líderes e/ou vice-líderes de turmas de diversas unidades escolares.

Os Comitês de Líderes vão se reunir mensalmente, a partir de agosto, para debater questões relacionadas ao cotidiano dos estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, visando a impactar positivamente na melhoria da aprendizagem.

Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br