07/05/2021 16h31

Estudantes privados de liberdade participam de momentos formativos de escuta e diálogo

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência Estadual de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), vem realizando momentos formativos de escuta e debate com estudantes e socioeducandos das Escolas Referência que atendem às Unidades Socioeducativas.

Esses debates têm como objetivo, a partir da escuta dos estudantes, construir práticas pedagógicas mais inclusivas, pautadas em uma educação que favoreça a ressocialização dos alunos privados de liberdade.  

Até o momento, foram realizados encontros com os temas “a privação de liberdade”, “a educação como direito” e “a importância da arte e da poesia em nossas vidas como manifestação de linguagens e sentimentos”. A ação se estende até outubro de 2021.

Nesta sexta-feira (07), para o momento formativo, foi convidado o poeta, educador popular e fotógrafo, Diego Miranda, para falar sobre “a importância da arte e da poesia em nossas vidas como manifestação de linguagens e sentimentos”.

“O mediador Diego Miranda atuou na Fundação Casa, em São Paulo, e fez um diálogo bem afetuoso, afirmando para os estudantes que é ‘o sonho que nos mantém vivos’. Foi um encontro lindo, cheio de afeto e diálogo maduro. Foi emocionante o quanto os estudantes interagiram com Diego, cantando, lendo, conversando. Nós, da GEEJA, acreditamos que esses estudantes precisam de uma escuta sensível e respeitosa, e de um diálogo que privilegie a linguagem juvenil. Esse é o primeiro passo para promover uma educação que se paute na equidade”, disse a gerente da GEEJA, Mariane Folador Berger.

Participaram do diálogo cerca de 30 estudantes/socioeducandos, que interagiram ativamente com o mediador por meio de plataforma virtual.  

A Rede Estadual conta com quatro escolas referência e atende, em média, 300 estudantes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI