06/12/2019 16h27

Exposição de poesias conta com imaginação e criatividade dos alunos da Escola Jacaraípe

O evento incentiva a leitura e produção de poesias entre os estudantes.

A poesia ou texto lírico é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos. Ela retrata algo em que tudo pode acontecer, dependendo da imaginação do autor, assim como da do leitor. Foi com esse preceito que os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jacaraípe, localizada na Serra, realizaram a exposição intitulada “Poesia Um Santo Remédio”.

Para organizar a exposição, os estudantes leram obras de autoras como Maria da Conceição Evaristo de Brito, Bernadette Lyra e Lúcia Kopernick. Inspirados nessas e muitas outras autoras e autores, os estudantes produziram suas próprias poesias, que foram expostas em salas temáticas, como a “Chuva de Poesia”.

Em uma das salas de aula, foram pendurados balões e sombrinhas no teto, neles haviam gotas (feitas de cartolina) onde estavam escritos os poemas dos alunos. Já em outra sala, o tema foi uma árvore, onde também estavam penduradas as poesias.

Como forma de homenagear os autores e expor todo trabalho dos estudantes, a escola realizou um “Café Literário” no dia 28 de novembro, com a presença das autoras capixabas Bernadette Lyra e Lúcia Kopernick.

“A literatura salva. No último dia 28, foi isso que senti. A edição 2019 do Café Literário da Escola Jacaraípe me emocionou muito. Foi tocante ver a felicidade dos meus alunos falando de Conceição Evaristo e da Haicai, um poema de origem japonesa, que eles conheceram e produziram. Além disso, provaram que a poesia é um santo remédio. Obrigada, meus alunos. Vocês foram perfeitos. Agradeço também a todos os colegas que nos ajudaram a concretizar esse incrível projeto”, disse a professora de Língua Portuguesa, Silvana Barbosa Pereira.

Texto: Soraia Camata

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI