04/07/2023 11h27

Feira de Empreendedorismo estimula alunos da EJA a ingressarem no mercado de trabalho

Ação foi realizada pela Escola Professor João Antunes das Dores, localizada na Serra.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor João Antunes das Dores, localizada na Serra, promoveu, na última quarta-feira (28), a II Feira de Empreendedores. No evento, os alunos venderam produtos alimentícios preparados por eles mesmos.

O objetivo foi tornar a ação um pequeno negócio pessoal, caso os estudantes tenham interesse em gerar renda extra. Participaram da feira os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território (Pipat).

A responsável pela atividade foi a professora Ruth Cavalcante. “A temática do empreendedorismo foi amplamente debatida ao longo do semestre, mas sempre abordada de forma crítica, a fim de que os alunos se interessem em ingressar no mercado de trabalho formal e também em conhecer seus direitos trabalhistas”, disse Ruth Cavalcante.

Na disciplina do Pipat, foi trabalhada a questão da geração de renda e de empregos no bairro Planalto Serrano, onde a escola está localizada. Ao longo do semestre, foi debatido sobre o mundo do trabalho, além da criação de novos projetos para suscitar pequenos negócios rentáveis dentro da comunidade local. Também foram promovidas palestras que incentivaram o empreendedorismo, bem como atitudes empreendedoras entre os alunos.

Pipat

O Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação com o Território, o Pipat, é um componente do currículo da Educação de Jovens e Adultos, a EJA, desde 2021 e tem como objetivos promover o senso de pertencimento e estabelecer uma relação entre a comunidade escolar e o território local.

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br