10/05/2019 16h04 - Atualizado em 10/05/2019 16h27

Feira de Jogos promove integração entre pais e alunos em escola de Colatina

A atividade foi planejada desde o início do ano letivo e integra as estratégias do programa de ação da unidade.

Alunos do Ensino Médio da Escola Geraldo Vargas Nogueira, em Colatina, realizaram a 1ª Edição da “Feira de Jogos”, reforçando competências realizadas na área da Matemática, Ciências da Natureza e suas tecnologias. A atividade serviu para aprimorar os conhecimentos socializados em sala de aula durante o trimestre, bem como os conteúdos já trabalhados em séries anteriores.

Foram utilizadas estratégias de jogos para evidenciar, no contexto pedagógico, o conteúdo de forma lúdica e dinâmica. A Feira de Jogos foi aberta à comunidade. Os pais prestigiaram os trabalhos realizados pelos filhos e participaram de diversos jogos como “Pôquer Matemático”, “Bingo da Vida”, “Passa ou Responde”, “Trilha da Física”, “Roleta da Física”, “Quebra Cabeça”, “Banco Imobiliário Químico”, entre outros. Foi um momento de entretenimento das famílias.

Para o professor e coordenador da área da escola, Juliano Travesani, a ação, que foi planejada desde o início do ano letivo, integra as estratégias do programa de ação da unidade de ensino e contribuiu de forma significativa para que o conhecimento se tornasse pontual na vida dos alunos.

“Percebemos os talentos que são revelados com essa prática. Existem várias competências que passam despercebidas no decorrer das aulas teóricas e que afloram no momento em que o aluno passa a protagonizar seu conhecimento”, disse.

A pedagoga Tatiane Lorencini Torezani destacou que ver um trabalho em que professores e alunos estavam engajados em prol de um único objetivo foi muito gratificante. “Por meio desse trabalho os professores passaram pela experiência de conhecer melhor a realidade dos alunos, sendo a oportunidade de promover diálogo e conhecimento”, afirmou.

Já para a aluna da 1ª Série do Ensino Médio, Lara Fabian Ramos, atividades como essa facilitam o aprendizado da disciplina de Física. “Foi uma experiência muito especial, estou iniciando o Ensino Médio neste ano e estou feliz em saber que nessas disciplinas vistas como difíceis existe esse jeito de passar o conteúdo para nós. Estou aprendendo de maneira diferente e mais simples por meio de brincadeiras, que relacionam conceitos de Física que são importantes para esta etapa da minha escolaridade”, disse.

Texto: Rafael Fernandes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação / SEDU

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/gprosa@sedu.es.gov.br

3636-7705 / 7706 / 7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI