Ferramentas tecnológicas mudam realidade de escolas da Rede Estadual
As plataformas digitais integram um conjunto de ações para desenvolver a fluência digital da comunidade escolar.
A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) realiza ações traçadas pelo Plano Escolar de Inovação e Tecnologia por meio de uso de plataformas digitais, formação e assessoramento aos professores para o uso de metodologias ativas, estímulo ao engajamento dos estudantes, produção de conhecimento e a valorização das produções escolares.
Entre as ações está o “Programa Sedu Digit@l”, que tem como proposta desenvolver cultura e experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, como relata a assessora de Tecnologia da Sedu, Carmem Lucia Prata.
“As plataformas digitais disponíveis em nossas escolas integram um conjunto de ações para desenvolver a fluência digital da comunidade escolar e fortalecer a cultura de inovação nas unidades de ensino. Com o uso dessas plataformas espera-se que haja a otimização do tempo de estudo dentro e fora da escola, a ampliação da base de pesquisa para enriquecimento curricular e aprofundamento de estudos, além de novas possibilidades de comunicação entre professores e alunos e o desenvolvimento de competências digitais, como as previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ”, disse a assessora.
Dentre essas plataformas, destaca-se a Letrus, voltada para ao desenvolvimento da escrita, com a qual os alunos produzem redações com temas que seguem o que já foi proposto em provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de anos anteriores. Ao terminar, o estudante recebe automaticamente um retorno por meio da análise feita pelo sistema de inteligência artificial, que é focado na estrutura do texto. Ao final das redações propostas e realizadas, a plataforma indica a evolução do estudante.
Uma das unidades escolares da Rede Estadual que utiliza a Plataforma Letrus é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Hosana Salles, de Cachoeiro de Itapemirim, que já obteve bons resultados. A professora Patrícia Peres explicou que todos os alunos são sendo avaliados e premiados, como aconteceu na última quinta-feira (11).
“Ontem fizemos a premiação das melhores redações do mês de junho produzidas pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, os pais e responsáveis compareceram à escola para acompanharem com muito orgulho o reconhecimento do empenho e dedicação de seus filhos. O destaque foi para Maria Clara, que obteve nota mil na redação. Ela fechou todas as competências e recebeu muitos elogios dos corretores da Letrus”, contou Patrícia.
Para conhecer Plano Escolar de Inovação e Tecnologia e todas as ferramentas digitais disponibilizadas e utilizadas pelas escolas da Rede Estadual, acesse AQUI.
Texto: Soraia Camata
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