03/10/2019 17h36

Festival de Xadrez: estudantes privados de liberdade disputam campeonato

Estudantes da Rede Estadual das unidades prisionais participaram, na tarde desta quinta-feira (03), do VII Festival de Xadrez. Vinte internos e internas disputaram o campeonato, que aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em Vitória. O objetivo é auxiliar no processo de ressocialização dos internos e contribuir para a integração do conhecimento.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Sedu e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).  Estiveram presentes no Festival, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e a subsecretária de Ressocialização da Sejus, Roberta Ferraz.

O secretário Vitor de Angelo destacou que “é uma alegria sediar, mais uma vez, o festival de xadrez, na Secretaria. Essa é uma oportunidade para que os estudantes privados de liberdade tenham um momento de lazer e desenvolvimento pessoal, além de exercitar o raciocínio e concentração que o xadrez exige”, disse.

Cinco internas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC) e cinco do Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL) participaram da competição. Além delas, competiram três internos estudantes da Penitenciária Estadual de Vila Velha 1 (PEVV1) e três da Penitenciária Semiaberta de Vila Velha (PSVV). As Penitenciárias de Segurança Média 1 e 2, em Viana, também foram representadas na competição, com dois participantes cada.

Para a subsecretária de Ressocialização, Roberta Ferraz, a iniciativa motiva os internos. “É muito bom ter a equipe da Sedu como parceira, não só nessa, como em tantas outras iniciativas, porque a Educação é um primeiro passo para fomentar a transformação desses internos pós-cárcere”, explica.

Todos são internos que estudam na unidade prisional e contam com a formação por meio da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).  Uma das professoras dos internos, Mônica Ayres, contou que eles se prepararam muito para a competição.

“Um mês antes da data do festival já começamos a treinar durante as aulas de Educação Física. E eles são muito bons no xadrez, que fomenta não só o raciocínio lógico, mas também a aprendizagem da Matemática”, disse.

Alunos de escolas regulares

Também participaram do VII Festival de Xadrez os alunos das escolas regulares. Estiveram reunidos estudantes de 33 unidades escolares para a competição, também na tarde desta quinta-feira (03), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Desembargador Carlos Xavier Paes Barreto, em Vitória.

A sétima edição do Campeonato de Xadrez contou com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Faculdade Serrana (Farese), Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá e Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade).

Informações à imprensa:

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sejus
Sandra Dalton / Karla Secatto