01/08/2025 10h57 - Atualizado em 01/08/2025 10h58

Filosofia e Teatro se unem para explorar mitos gregos e o surgimento do pensamento filosófico

Estudantes da Escola Antônio Carneiro Ribeiro, em Guaçuí, vivenciam personagens da mitologia grega para compreender a transição do mito para a filosofia.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Carneiro Ribeiro, localizada em Guaçuí, promoveu uma atividade interdisciplinar que uniu Filosofia e Teatro para aprofundar o estudo sobre os mitos gregos e o surgimento do pensamento filosófico. A proposta foi conduzida pela professora Lia Fernandes Nunes e envolveu estudantes da 1ª série do Ensino Médio.

O objetivo foi proporcionar aos alunos uma compreensão concreta sobre o surgimento da filosofia na Grécia Antiga, destacando a transição do pensamento mítico para o racional. Por meio da dramatização de mitos gregos, os estudantes puderam vivenciar o contexto cultural anterior ao nascimento da filosofia, interpretando personagens como Zeus, Prometeu, Atena e outros seres mitológicos, que simbolizam valores e explicações que, à época, tentavam dar sentido ao mundo.

A proposta gerou alto engajamento: os alunos participaram ativamente da preparação dos figurinos, ensaios e encenações, o que favoreceu a aprendizagem significativa. Ao representar as histórias, compreenderam que, antes do pensamento filosófico, as sociedades buscavam explicar a origem do mundo, da natureza e dos fenômenos por meio de narrativas simbólicas e divinas.

“Fazer o papel de Zeus foi uma experiência marcante. Estudar o mito e depois interpretá-lo me ajudou a entender como os gregos explicavam o mundo antes da filosofia. Percebi como o pensamento foi mudando com o tempo. Aprendi muito mais do que só lendo o conteúdo”, contou o estudante Winicius Capuchi, da 1ª série do Ensino Médio.

Segundo a professora Lia Fernandes, a abordagem lúdica e teatral foi o diferencial da atividade. Em vez de estudar apenas por meio de textos, os alunos se tornaram protagonistas do conhecimento, vivenciando na prática o que aprenderam em sala. Essa estratégia promoveu aprendizagem ativa, reflexiva e prazerosa, além de desenvolver habilidades de expressão, argumentação e trabalho em equipe.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI