08/08/2019 11h04

Folclore capixaba é tema de oficina em escola de Alegre

Projeto abordou assuntos relacionados ao meio ambiente regional no entorno do Parque Nacional do Caparaó.

Na abertura das comemorações pelo Dia do Folclore, celebrado no dia 22 de agosto, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Oscar de Almeida Gama, em Alegre, lançou a oficina ‘Contando histórias: Lendas do Caparaó’, que visa trabalhar as riquezas da região por meio de histórias e lendas. São abordados temas relacionados ao meio ambiente regional no entorno do Parque Nacional do Caparaó como as lendas das ‘Icamiabas’, da Pedra Menina, do touro Caparaó, entre outras.

A oficina contou com a participação de todos os alunos e funcionários da escola nos turnos matutino e vespertino. Além das lendas, a preservação da natureza também foi lembrada através de uma oficina de fantoches produzida com material reciclável pelos alunos do ensino médio. A iniciativa foi conduzida pela professora de História, Regiane da Costa Soares, em conjunto com Eliane Correia, que faz parte do grupo de teatro “Mais um ponto, mais um ponto”, de Guaçuí.

Para a professora, as atividades trazem o lúdico de volta para o âmbito escolar. “Isso faz com que os alunos fiquem mais curiosos a respeito da própria cultura, que vinha sendo esquecida com o passar dos anos. Não podemos deixar histórias tão únicas se perderem no tempo. Outro ponto muito importe foi levantar o espirito da consciência ambiental nos estudantes”, disse.

Texto: Cícero Giuri

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705 / 7706
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI