10/09/2019 15h36

Fotografia urbana é tema de aulas de Arte em Laranja da Terra

O trabalho foi diferenciado, proporcionando uma ação dentro e fora da escola.

Nas aulas da disciplina de Arte da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Jouffroy, localizada no município de Laranja da Terra, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio aprenderam sobre fotografia com o tema “Intervenção Urbana”.

A professora de Arte Rosilandi Melo contou que o trabalho foi sobre a história da fotografia e sua evolução ao longo dos tempos, agregando conceitos e processos que deram origem à fotografia e suas múltiplas linguagens e utilização.

“Após a exposição do conteúdo, a proposta feita aos alunos foi de um procedimento artístico em que deveriam abordar em fotos ou desenhos os seguintes conceitos: profundidade, unidade, união, complexidade, fraternidade e multiplicidade”, explicou a professora.

Cada aluno refletiu sobre a temática e expressou por meio de fotos os seus pensamentos. Em seguida, a proposta foi pensar na produção de um expositor de fotos, com o desafio de utilizar materiais inusitados, propondo novas formas de apresentação.

 “O resultado foi surpreendente. Os alunos criaram estruturas utilizando cipó, bambu, peneiras, sacos de estopa, entre outros recursos que resultaram em um conjunto admirável de obras. Para finalizar a tarefa, os alunos fizeram a exposição dos trabalhos em uma parede na Rua José Rocha, ao lado do ponto de ônibus, presenteando a população com beleza, arte e conhecimento, através de uma intervenção urbana”, detalhou Rosilandi Melo.

A aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Luíza Bunzlaff, destacou que o trabalho foi diferente do que costumam fazer. “Foi emocionante pensar nos conceitos e transformá-los em foto. A opinião dos meus colegas não fica distante da minha. O trabalho foi diferenciado, proporcionando uma ação dentro e fora da escola”, disse a estudante.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

Tópicos:
Luiz Jouffroy
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI