30/01/2026 11h19

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

O governador do Estado, Renato Casagrande, acompanhou, nesta sexta-feira (30), a recepção e o embarque do terceiro e último grupo de estudantes do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025, ao lado do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. A ação integra a política de internacionalização da educação pública capixaba desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu).

Nesta etapa final, 60 alunos da Rede Estadual de Ensino seguem com destino aos Estados Unidos, onde vão estudar e vivenciar a rotina acadêmica e cultural ao longo de três meses, nas cidades de Boston, Cincinnati e Los Angeles. Com esse embarque, o programa conclui o cronograma de viagens previsto para 2025.

Durante o período de intercâmbio, os estudantes frequentarão instituições de ensino parceiras e participarão de atividades pedagógicas e culturais que contribuem para o aprimoramento da fluência na língua inglesa, além do desenvolvimento pessoal e acadêmico.

O governador Renato Casagrande destacou que a iniciativa reflete a prioridade do Governo do Estado em ampliar oportunidades para os jovens capixabas e anunciou a expansão do programa. “Estamos encerrando mais uma etapa importante do intercâmbio estudantil e já projetando o futuro. Para 2026, o programa será ampliado e vai contemplar 500 estudantes da Rede Estadual, garantindo que cada vez mais jovens tenham acesso a experiências internacionais que ampliam horizontes e fortalecem seus projetos de vida”, afirmou.

Em seguida, o secretário Vitor de Angelo, ressaltou o alcance do programa em 2025 e o impacto da iniciativa na formação dos estudantes. “Com este último embarque, chegamos a 350 estudantes contemplados neste ano. Além desses 60 alunos que seguem agora para os Estados Unidos, outros 290 já estão em seus países de destino, como Argentina, Canadá, Inglaterra e Irlanda, vivenciando o intercâmbio e ampliando seus conhecimentos acadêmicos, culturais e pessoais”, destacou.

Por fim, o secretário reforçou ainda que a experiência internacional contribui diretamente para o desenvolvimento integral dos jovens. “Essa vivência estimula a autonomia, a responsabilidade e a construção de projetos de vida mais sólidos, impactando não apenas o percurso escolar, mas também as perspectivas de futuro desses estudantes”, completou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI