29/11/2024 16h38 - Atualizado em 02/12/2024 10h12

Governo do Estado participa do lançamento do Programa +Ciência na Escola Capixaba

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Sedu) e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e as Secretarias Municipais de Educação, lançou, nesta sexta-feira (29), o Programa +Ciência na Escola Capixaba. Essa iniciativa visa estimular o interesse dos estudantes por carreiras científicas e tecnológicas, além de fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado.

Durante a cerimônia de abertura, realizada remotamente, foram apresentadas as 20 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino que serão equipadas com laboratórios makers (Labmakers). Essas unidades de ensino também terão professores e estudantes capacitados na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), uma abordagem prática e integradora que busca revolucionar o aprendizado ao unir teoria e prática, incentivando os alunos a criar protótipos inovadores que serão apresentados em feiras científicas.

Além disso, estudantes e professores participantes receberão bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como reconhecimento ao esforço e incentivo ao engajamento na ciência e na tecnologia.

“A introdução dos Labmakers promete estimular habilidades essenciais do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, tornando o aprendizado mais significativo e conectado às demandas contemporâneas”, afirmou Karoliny Mendes da Costa, gerente de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cefope).

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI