14/10/2019 11h22

História do Brasil é tema de seminário em escola de Alegre

O objetivo foi despertar o senso crítico e reflexivo dos alunos. 

Exercitar o pensamento crítico e reflexivo, sobre temas atuais, com foco na realidade dos estudantes, tendo como eixo os avanços e recuos da cidadania durante a Era Vargas. Esses foram os objetivos para a realização do seminário “Avanços e Recuos da Cidadania na Era Vargas (1930-1945) ”. A ação foi realizada com os alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, em Alegre.

Entre as atividades realizadas durante o seminário estavam: roda de conversa sobre os avanços e recuos da cidadania na Era Vargas, em paralelo com a realidade dos alunos. Toda ação foi direcionada pelo professor Ronilson Oliveira Paulino, da disciplina de História e Cristiane Azevedo de Aguiar, de Geografia, com a participação da diretora da escola Maria Cristina de Souza Silva e a pedagoga Andrea Ramanholi.

“O seminário teve como propósito fixar o conteúdo sobre a ‘Era Vargas’, perfazendo uma ligação do conteúdo com a realidade da qual estão inseridos. E sendo esta, a última série do Ensino Médio, foi importante frisar a importância do ‘ser cidadão’, para que eles possam exercer sua cidadania de forma crítica e reflexiva”, informou o professor Ronilson Oliveira.

Os assuntos abordados estavam ligados à realidade dos alunos (direitos civis, políticos e sociais), em que foi debatido sobre o voto feminino no Brasil, e em especial no Espírito Santo (primeira mulher a votar). E a importância dos direitos sociais conquistados naquele período. Já em relação aos direitos civis, os professores trataram sobre a importância da liberdade de expressão.

Segundo a aluna Natacha Pereira Roza, o momento foi enriquecedor, “percebemos a trajetória da cidadania no Brasil, em que alguns momentos avançou e em outros recuou, como exemplo, o voto feminino. Contudo cabe a nós jovens, lutarmos para garantirmos a manutenção dos direitos já conquistados, exercendo desta forma, nosso papel como cidadãos”, disse. Já para a aluna Mariana Rodrigues Leal, “o seminário foi excelente, pois foi possível compartilharmos nossas ideias e refletirmos a importância do ser cidadão”, reforçou a estudante.

“O evento foi de extrema importância para a formação intelectual dos alunos. Pois, na atual conjuntura política, econômica e social, se faz necessário despertar o nosso papel como cidadãos. Durante todo o processo percebemos a concentração e o envolvimento dos estudantes através do diálogo e argumentação, buscando desta forma refletir sobre o assunto, com embasamento em temas pertinentes a realidade deles”, destacou o professor Ronilson Oliveira.

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

Tópicos:
José Corrente
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI