23/08/2019 11h17

Internos da Penitenciária Regional de Barra de São Francisco participam de palestra do CBMES

Temas como prevenção a incêndios e primeiros socorros foram apresentados aos internos que estudam na unidade prisional.

A Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) recebeu, nessa quarta-feira (21), militares do Posto Avançado da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros do município. Na ocasião, uma palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade foi apresentada para internos que cumprem pena na unidade prisional e que cursam da 5ª a 8ª Etapa e 2º Ano do Ensino Médio na unidade.

A ação foi desenvolvida para agregar ainda mais informações acerca do tema proposto no 5º Concurso de redação da Defensoria Pública da União (DPU) 2019: “Defender Direitos, evitar desastres – como o acesso à Justiça contribui para o Desenvolvimento Sustentável”.

Mais de 70 alunos participaram da palestra, bem como os professores das disciplinas de Ciências, Denise Medeiros Silva; e de Física, Orlando Vinicius Paranhos, que acompanharam as atividades. O diretor da unidade prisional, Makssuel Delevidove, reitera que “a intenção é que todos os alunos participem do 5º Concurso de Redação da DPU e que os objetivos traçados sejam alcançados”.

Os bombeiros militares apresentaram aos alunos temas como incêndios e primeiros socorros, bem como formas de evitar acidentes que possam danificar o meio ambiente. A palestra também reuniu fatos que ganharam destaque na região nas últimas semanas, como as queimadas descontroladas em áreas de mata, morte de animais a degradação decorrente dessas ações que, na maioria das vezes, são provocadas pelo homem.

Durante todo o mês de agosto atividades relacionadas ao tema da redação da DPU serão desenvolvidas pela equipe docente na unidade prisional. Entre eles estão assuntos como meio ambiente, sustentabilidade, legislações, entre outros.

Concurso de Redação da DPU

O concurso é destinado aos alunos do ensino fundamental e médio, incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como os adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa de internação e adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais, desde que devidamente matriculados em escola da Rede Pública ou de ensino técnico do País, servidores do sistema socioeducativo e do sistema penitenciário de todo o Brasil, bem como todos os internos das penitenciárias federais.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sejus