Lição de sustentabilidade: alunos produzem sabão com óleo de cozinha usado
Atividade foi desenvolvida durante as aulas de Química em Pedro Canário.
Para reforçar alguns conceitos de Química trabalhados em sala de aula, como reação e reagente, bem como para ampliar a visão da educação ambiental nos estudantes, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Doutor Edward Nascimento, em Pedro Canário, incentivou a prática do reaproveitamento e sustentabilidade durante uma oficina de produção de sabão a partir de óleo de cozinha usado.
Se despejado de forma inadequada no meio ambiente, o óleo de cozinha pode atingir uma dimensão expressiva de poluição. Na atividade proposta pela Escola, os estudantes fizeram um levantamento quantitativo com a comunidade do entorno sobre o descarte do produto. A partir dos dados coletados, os alunos conseguiram avaliar os impactos que essa atitude poderia ter para eles e para a população em geral.
Os estudantes puderam ver na prática como o material pode ser reciclado e reutilizado, durante a produção de sabão, realtaram as professoras Eliane Soares e Aline Barbosa Santos. "A ação procurou refletir e incentivar a mudança de atitude, chamando atenção de cada estudante e sua família sobre a necessidade de se educar ambientalmente”, disseram as professoras.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br