Literatura é tema de projeto na Escola Almirante Barroso
O projeto tem como base a reestruturação da biblioteca da unidade escolar e a publicação de um livro com as produções literárias de cada um dos alunos.
O “Projeto Bibliotecando: (Re) Criando os Caminhos e Superando os Desafios” está sendo realizado por um grupo de estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Almirante Barroso, em Vitória, sob coordenação da professora Neuza Soares Carneiro. O projeto tem como base a reestruturação da biblioteca da Unidade escolar e a publicação de um livro com as produções literárias de cada um dos alunos.
“A leitura nos leva a liberdade, a viagens em mundos distantes e nos faz compreender situações da vida que em muitos momentos aparecem de forma simples ou complexa. O universo da literatura cria uma ponte entre mundo real e o imaginário. É um trabalho de formiguinha que tem como eixos de ação a criação de um espaço de socialização de leitura aos amantes da literatura com serviços de empréstimo de livros, espaço para teatro, cine clube, estudos de biografias, além de levar o incentivo para aqueles que ainda não descobriram o gosto pela leitura. Mas, o principal é tornar públicas as produções literárias dos jovens da escola”, disse a professora Neuza Soares Carneiro.
Neste ano de 2020, porém, por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) a dinâmica foi adaptada. “Para dar visibilidade ao projeto, criamos um perfil no Instagram, que se tornou nosso mural virtual. Na plataforma, as publicações contêm os trabalhos produzidos pelos alunos da escola divididos em departamentos temáticos da área em que cada aluno tem mais afinidade, a fim de potencializar seu protagonismo, criatividade, talento, proatividade, responsabilidade e solidariedade com os outros alunos”, explicou Neuza Soares Carneiro.
Uma ação que faz parte do projeto é o “Bibliotecando/ Produção literária” em que a escola oferece oportunidade para os alunos dialogarem com escritores do Brasil para troca de conhecimento sobre Literatura. Na última terça-feira (16) foi realizado o 1° Encontro Literário com o tema "Descortinando a literatura africana", com a participação especial do escritor, poeta, professor e mestre Pedro Paulo Machado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Informações à imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705/ 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br