23/11/2022 17h05

Livro ‘Diário de Anne Frank’ auxilia alunos para aprender sobre Segunda Guerra Mundial

Além do livro, atividades como roda de conversa e exibição de documentários fizeram parte da ação.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Mariano Firme de Souza, localizada em Cariacica, desenvolveu o projeto “As guerras que travamos: interseções com o livro Diário de Anne Frank”, com o objetivo de contextualizar com o período da Segunda Guerra Mundial, que estava sendo ensinado aos estudantes na disciplina de História.

Além da leitura do livro, os alunos criaram um diário individual para relatar as experiências durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), comparando-as com as vividas por Anne Frank. Foram realizados debates com enfoque nos temas: adolescência, relações familiares e interpessoais, racismo, nazismo e protagonismo juvenil.

Também foi trabalhado sobre a importância da leitura e da escrita como forma de se tornar um estudante sujeito de sua história. Além disso, em uma roda de conversa com uma psicóloga, foi discutido sobre a transição da infância para a vida adulta e como podem instrumentalizar o uso da escrita.

Os alunos fizeram pesquisas sobre outros relatos da Segunda Guerra e da pandemia, além de assistirem documentários sobre o tema. Por fim, produziram cartazes e livros pop-up para divulgar para toda a escola a importância da memória e do Diário de Anne Frank.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI