08/02/2019 14h10 - Atualizado em 08/02/2019 14h21

Mais duas escolas particulares aderem ao Paebes

Foto: Geiza Ardiçon
Ao todo, são 49 escolas da rede privada e todas das escolas das redes estadual e municipal.

Mais duas escolas particulares assinaram o termo de adesão ao Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), na manhã desta sexta-feira (08), na sede da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O secretário Vitor de Angelo recebeu a diretora pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Vargas, e o diretor da Escola São Domingos, Leandro Daher Carneiro, para oficializar a participação das unidades de ensino. Além da rede estadual e de todas as redes municipais capixabas, agora, também, utilizam o Paebes 49 instituições particulares.

Este sistema de avaliação, que tem como objetivo aferir o nível de desempenho de cada estudante, é desenvolvido desde 2009 pela Sedu em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo é avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes.

“O Paebes nos oferece a clareza de avaliação dos alunos e ele traz um parâmetro importante neste contexto. Assim, não somente as redes públicas de ensino, mas, também, as redes privadas conseguem ter este detalhamento de informações da escola e, também, por aluno”, disse o secretário.

O diretor da Escola São Domingos enfatizou que a avaliação do Paebes será auxílio para a instituição traçar caminhos rumo à inserção do aluno na graduação. “Através da avaliação, nós vamos conhecer melhor o nosso trabalho, perceber o caminho seguido pela escola e, assim, ter tempo hábil de fazer acertos durante o percurso. O objetivo é conseguir ao final do ciclo do Ensino Médio direcionar, da melhor forma, o aluno para o Ensino Superior”, disse Carneiro.

A diretora do Salesiano, Cristina Vargas, acrescentou: “acho que a grande importância é a percepção que teremos a partir da avaliação. A partir dela, vamos verificar como a nossa escola está para que possamos fazer as intervenções adequadas e precisas para uma educação de qualidade”.

Adesão

A adesão assinada nesta sexta-feira (08) se estende por dez anos e, durante este período, é dado todo o apoio às unidades de ensino com a realização de capacitações. Também são fornecidos os detalhes sobre esse sistema avaliativo e os instrumentos adotados por ele para mensuração do desempenho dos estudantes. A próxima avaliação do Paebes será aplicada em outubro deste ano.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Educação - Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Gustavo Rosa / Emanoele Rocha/ Caê Guimarães
mmczanotelli@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br/gprosa@sedu.es.gov.br/ecsrocha@sedu.es.gov.br/ celguimaraes@sedu.es.gov.br
3636-7705 / 7706 / 7707