13/06/2019 17h26 - Atualizado em 13/06/2019 17h33

Malefícios gerados pelo tabagismo são temas de atividades em escola de Colatina

Escola tem fomentado a conscientização sobre os malefícios causados pelo cigarro.

A Escola Lions Club, em Colatina, está conscientizando seus alunos sobre os malefícios causados pelo cigarro. Na última semana, os estudantes produziram infográficos para mostrar os transtornos causados ao corpo e também para o meio ambiente. A diretora Klecia Rizzoli Rossoni destacou que muitos alunos relataram que convivem com familiares fumantes. Durante as aulas, estes enfatizaram os malefícios que o tabagismo gera.

A diretora Klecia Rizzoli Rossoni destacou que muitos dos alunos relataram que convivem com familiares fumantes e enfatizaram, durante as aulas, os malefícios que o tabagismo gera. “Trabalhamos a temática com a intenção de dar significado ao estudo da atmosfera e das propriedades do ar, contextualizando o Dia Mundial contra o Tabaco (31 de Maio) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), relacionando os dois temas ao nosso conteúdo”, disse.

Além de prejudicar a saúde de quem fuma, o tabagismo também afeta o Meio Ambiente pois cerca de 40% dos resíduos sólidos coletados, diariamente, correspondem a guimbas e embalagens de maços de cigarros contaminando a água e o solo. Outra forma de contaminação diz respeito à fumaça composta por gases cancerígenos e tóxicos que são lançados na atmosfera.

Pensando nisso, a escola desenvolveu diversas atividades que incluíram:  aula prática demonstrando como fica o pulmão após fumar um cigarro; produção de infográficos; estudo e aplicação do Teste de Fagerström para avaliar o grau de dependência de fumantes. As atividades foram desenvolvidas pelo professor da disciplina de Ciências André Luiz Duque de Lima.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI