27/09/2023 14h04

Mapas táteis auxiliam aluno com deficiência visual em Escola de Ibatiba

A produção do material tornou o aprendizado mais envolvente e acessível ao estudante.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Maria Trindade de Oliveira, localizada em Ibatiba, um projeto de inclusão está transformando a experiência educacional do aluno com deficiência visual, Breno Pessanha Carvalho da Silva. Com o auxílio da tecnologia de impressão 3D, o ensino da disciplina se dá por meio de mapas táteis do Brasil e das Américas.

Além dos mapas territoriais convencionais, o professor de Geografia, Sérgio Luís Teixeira, e o responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, Nadson Alcure, desenvolveram mapas de relevo que destacam as características geográficas como montanhas, rios, barreiras e outros elementos físicos do ambiente. Esses mapas especiais permitem que o estudante identifique e compreenda as características do ambiente de forma prática e dinâmica.

Sérgio Luís Teixeira enfatizou que a criação desse material tornou o processo de aprendizado mais envolvente e acessível ao estudante, lembrou ainda sobre a importância da inclusão nesta fase. Ele também ressaltou que, por meio da tecnologia, as barreiras impostas pela deficiência visual podem ser superadas.

“Este mapa tátil permite que Breno explore as diferentes regiões, estados e fronteiras do país de maneira tátil e interativa. Cada elemento geográfico é representado em alto relevo, proporcionando a ele uma compreensão concreta da geografia de sua nação”, disse o professor.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI