Metodologia lúdica desperta habilidades em estudantes de Pancas
Com fantoches, os alunos produzem textos e despertam a criatividade.
O incentivo à leitura e a produção de texto está sendo o foco do trabalho da professora de Língua Portuguesa, Sônia Soave Schumacher, com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Sebastiana Grilo, no município de Pancas. Para despertar nos estudantes esses hábitos, a professora está empregando uma metodologia lúdica, em que são utilizados fantoches para promover a aprendizagem dos estudantes.
De acordo com Sônia Schumacher, a proposta consistiu em cada aluno criar um personagem com o fantoche, e tornar o personagem parte integrante da turma durante todo ano. “A primeira etapa foi a escolha do fantoche, no qual cada um se identificasse, e por meio de uma produção de texto, construir sua história de vida. ”
A professora também destaca que o incentivo à leitura e a escrita não são apenas os objetivos das atividades com fantoche. “O formato também pode despertar no estudante, a criatividade, afetividade e responsabilidade de desenvolver as habilidades de observação, expressão oral e audição, além de exercitar a expressão com clareza e objetividade.”
Texto: Soraia Camata
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br