21/08/2019 11h47

Minifeira Geográfica ensina como prevenir problemas ambientais em Escola de Itarana

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio apresentaram trabalhos com maquetes com materiais recicláveis e minidocumentários sobre a realidade local.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Alto Jatibocas, em Itarana, organizou uma “Minifeira Geográfica” a respeito de problemas ambientais atuais. A ação foi desenvolvida com os alunos da 3ª série do Ensino Médio nas aulas das disciplinas de Geografia e Arte.

Para as atividades foram realizadas pesquisas de campo, como explicou a professora de Geografia, Lidiani Baldotto. “Os estudantes organizaram vídeos e fotografias para apresentar a realidade na qual estão inseridos, e refletiram sobre o contexto ambiental local e mundial, numa associação do micro e do macrossistema”, disse Lidiani Baldotto.

“A turma aprendeu sobre os problemas ambientais que estão ocorrendo na comunidade em que vivem e aprimoraram seus conhecimentos sobre o assunto de uma forma prazerosa ao trabalhar com a confecção de maquetes, brinquedos e cartazes, além de expor os resultados para as demais turmas da escola”, acrescentou a professora.

A professora de Arte, Marinalva Scardua, contou que o objetivo da minifeira foi alertar os estudantes sobre os problemas ambientais e conscientizar sobre a importância do meio ambiente. “A minifeira nos fez parar para pensar nas soluções para os problemas atuais e na construção de um futuro desejado por todos”, disse.

Os alunos produziram maquetes com materiais recicláveis, como papelão e garrafa pet, e também produziram minidocumentários sobre os problemas ambientais que eles encontram na comunidade local. Após a produção dos trabalhos, os alunos realizaram uma exposição para as outras turmas da escola.

O aluno João Carlos Guilherme Lemke relatou que se sentiu muito bem fazendo o trabalho. “A professora juntou o conteúdo com a nossa realidade: plantar, colher e cuidar da terra. Na maquete eu construí brinquedos, que é meu hobby”, detalhou o estudante.

Texto: Soraia Camata

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI