12/12/2019 17h12

Mostras e projetos científicos incentivam realização de pesquisas na Rede Estadual

Os alunos do CEI Átilla de Almeida Miranda participaram do Programa de Iniciação Científica Júnior (PicJr).

As ações voltadas à pesquisa científica nas Rede Estadual de Ensino são importantes ferramentas de divulgação da produção de conhecimentos na comunidade escolar. Nas unidades escolares, diversas atividades já fazem parte do calendário anual de ensino. É o caso da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Centro Interescolar Áttila de Almeida Miranda, em Cachoeiro de Itapemirim, em que seus estudantes tiveram a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PicJr), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes)

O projeto teve como linha de pesquisa o "Perfil da Automedicação entre Agentes Comunitários de Saúde do Município de Cachoeiro de Itapemirim". Esse estudo contou com a coordenação do professor universitário Renan Baptistine, que orientou a pesquisa junto à professora de Química do CEI Átilla, Gêssica Secchin, e os alunos da 2ª série do Ensino Médio, Eduarda Neri, Glaydston Coelho, Luiz Roberto Soares, Rainara Araújo e Talles Ferreira.

“A pesquisa é um importante instrumento de ensino-aprendizagem, uma vez que, é por meio desse processo metodológico, que os alunos têm a iniciativa de desenvolver competências e habilidades e utilizá-las na construção do conhecimento”, disse a professora Gêssica Secchin.

No início da pesquisa realizada Escola Áttila de Almeida Miranda, foram realizadas reuniões com os membros da equipe PicJr para discutir a problematização do tema, além da realização de visitas monitoradas às unidades de saúde locais. Nessas visitas, os alunos participaram da investigação sobre a ocorrência da prática de automedicação entre os agentes comunitários de saúde. No pós-visita de campo, os pesquisadores debateram a influência do processo histórico e social construído, ao longo do tempo, sobre o procedimento. A apresentação dos resultados da pesquisa foi realizada em uma Mostra Científica, realizada no último dia 04 de dezembro.

 

Texto: Soraia Camata
 

Informação às escolas:
Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon 
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI