01/08/2019 13h31

Orquestra de Violões de Escola de Santa Teresa revela talentos

Após aprender o instrumento na Orquestra, o aluno João Pedro dá aula de violão na comunidade.

Um dom descoberto na escola e que agora é transmitido para outras pessoas da comunidade. João Pedro Novaes da Silva é um dos frutos da Orquestra de Violões da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Coelho Pinto, em Santa Teresa, onde ele cursa a 3ª série do Ensino Médio. O grupo integra ao Programa Música na Rede, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

O mesmo instrumento que João Pedro um dia aprendeu a tocar na orquestra, hoje oportuniza que o jovem dê os primeiros acordes no mercado de trabalho. Ele ensina crianças, jovens e adultos da própria região a tocar violão. “Na orquestra não trabalhamos sozinhos. O professor Júlio nos ensinou isso, a trabalhar em grupo e um a ajudar os outros neste aprendizado. E isso eu trouxe para a minha vida, depois disso, também quis ajudar outras pessoas. Fiz meu cartão com contatos e quem tem interesse passou a me procurar”, disse.

E quem um dia ensinou o João Pedro e todos os demais da orquestra, também foi aluno de um dos instrutores do grupo. O atual auxiliar pedagógico do projeto Orquestra de Violões nas escolas do Estado, Júlio Berger, foi um dos incentivadores de João.

“Fui aluno de um dos instrutores da ação, bem como instrutor de algumas escolas deste mesmo projeto, incluindo a Escola José Pinto Coelho. Atualmente, como membro do quadro de Auxiliares Pedagógicos do projeto, auxilio 15 escolas do total de 51 instituições atendidas pela ação no Estado”, destacou Berger.

Ele também enfatizou que ver tantos talentos nascerem é uma satisfação enorme e uma sensação de dever cumprido. “Ser professor é ter certeza do papel transformador na vida dos alunos. É levar à frente um testemunho desta transformação, agora em sala de aula, acreditando no poder de mudança, resgatei a oportunidade que o ensino musical revela”, pontuou.

O auxiliar pedagógico reforça que o incentivo dado pelo Governo do Estado a estes jovens talentos traz uma mudança de perspectiva na vida dos jovens que fazem parte do projeto.

“É extremamente relevante ter a certeza de que políticas públicas desse porte são realidades em nosso Estado. Este incentivo resgata jovens, traz dignidade e abre caminhos, muitas vezes não sonhados ou até mesmo desconhecidos. Ele aproxima, conecta e concede a democracia do ensino musical. É para todos sim”, afirmou.

Música na Rede

O Programa Música Na Rede é uma parceria entre a Sedu, a Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” (Fames) e a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes). Atualmente, 25 escolas da Rede Estadual contam com Bandas; 31 com Corais e o Coral Viva Você, que é formado por servidores da Secretaria. Além disso, são mais 51 escolas com Orquestra de Violões e dez unidades de ensino com Orquestra Sinfônica Jovem.

Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI