28/08/2019 13h56 - Atualizado em 29/08/2019 17h36

Orquestra de Violoncelo revela talentos em escola de Feu Rosa

Tocar violoncelo, além de aprimorar o gosto musical de 30 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio Engrácio da Silva, localizada no bairro Feu Rosa, na Serra, também já desperta o sonho de ter a música no futuro profissional deles. O grupo faz parte do projeto Orquestra Sinfônica Jovem, que está inserido na Ação Música na Rede, parceria entre Secretaria de Estado da Educação (SEDU), Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e Fundação de Amparo e Apoio à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

Os estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental participam desde o ano passado do grupo. As aulas, ministradas pelo professor e instrumentista da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, Marcos Rangel, são realizadas duas vezes por semana, no contraturno dos alunos. Em cada turno de aula, as atividades são desenvolvidas com grupo de até 20 estudantes.

A inciativa já tem tornado a música um objetivo para estes jovens. Lucas Godoy da Silva Moreira, por exemplo, já pensa grande: “Tenho o sonho de ser um violoncelista famoso, tocar em vários lugares e seguir a carreira”, disse.  O irmão dele, Henryck Saymons Ribeiro de Souza, quer ir pelo mesmo caminho: “Eu quero ter um futuro na música, ser professor e tocar na orquestra”, afirmou.

Outra aluna que tem suas metas traçadas é Sthefany Ribeiro dos Santos. Além do incentivo em casa, ela encontrou na escola o reforço pelo gosto musical. “Quando eu era criança minha mãe me incentivava com piano de brinquedo e, aos dez anos, ela me deu um teclado maior. Quando abriu o projeto na escola eu resolvi entrar, porque achei uma grande oportunidade de aprender algo mais avançado”, contou.

Orquestra

O Projeto Orquestra Sinfônica Jovem envolve dez escolas da Rede Estadual. O objetivo é proporcionar aos estudantes o acesso à educação musical por meio do ensino coletivo de instrumentos de cordas friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo). Dessas dez escolas, cinco desenvolvem atividades com violino, duas com viola, duas com violoncelo e uma com contrabaixo.

Texto: Geiza Ardiçon

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sedu

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI