08/10/2019 16h35

Palácio Anchieta recebe exposição “Overseas” de Miro Soares

Mostra individual apresenta filmes, vídeos e fotografias registradas pelo mundo a partir da próxima quinta-feira (10).

O Palácio Anchieta recebe a partir da próxima quinta-feira (10) a nova exposição individual do artista Miro Soares, “Overseas”. O trabalho apresenta mais de 45 obras entre filmes, vídeos e fotografias capturados em suportes analógicos e digitais ao longo da última década. Na maioria de suas obras o deslocamento, a viagem e a caminhada assumem um papel essencial no processo criativo e em parte destes registros produzidos por vários locais do mundo. A exposição foi contemplada pelo Edital 015/2017 -  Exposições de Artes Visuais, da Secult. A abertura será às 19 horas e a entrada é gratuita.

Dentre as obras, destaca-se a vídeo instalação Sea Studies, que ocupa a sala principal do espaço expositivo, e exibe imagens gravadas em vários pontos da costa da Lituânia, Letônia e Estônia, em 2010, 2011 e 2016, criando um retrato do Mar Báltico e de sua região ao longo das estações. Também na obra Itinerários Imprecisos #1, uma série de vídeos onde o artista solicita a sete pessoas diferentes para desenhar em um mapa um itinerário para seguir nos seus primeiros dias na cidade de Bergen (Noruega), levando-o às impressões iniciais sobre a cidade.

O artista

Mineiro radicado em Vitória, Miro Soares é professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Artista visual, filmmaker, pesquisador e viajante, Miram Soares trabalha na intersecção dos campos da fotografia, do cinema, do vídeo e de novas mídias, explorando os conceitos de mobilidade e da arte contextual. É doutor em Artes e Ciências da Arte pela Universidade Pantheon-Sorbonne (França). É mestre em Artes pela École Supérieure d’Art de Grenoble (França) e mestre em Artes e Mídias Digitais pela Universidade Pantheon-Sorbonne.

Serviço:

Exposição "Overseas", de Miro Soares

Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta, Praça João Clínico, s/nº – Cidade Alta – Vitória.

Abertura: 10/10 (quinta-feira)

Horário: 19h.

Período: 11 de outubro até 08 de março de 2020.

Horário de visitação: Terça-feira a sexta-feira, das 9 às 17 horas / sábados, domingos e feriados, das 9 às 16 horas. Entrada gratuita.

Agendamento de visitação: (27) 3636-1032.

Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac