Pensamento Computacional é tema do segundo Caderno Metodológico
A obra contém práticas pedagógicas e subsídios para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica.
Dando continuidade aos lançamentos dos Cadernos Metodológicos, a Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, disponibilizou, na última quarta-feira (22), o segundo volume da publicação. Com o tema Pensamento Computacional, a obra contém práticas pedagógicas e subsídios para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica.
A teoria tem entre os principais conceitos a utilização da modelagem de problemas usando abstrações, divisão de problemas em subproblemas, design de soluções por meio de etapas sequenciais (algoritmos) e identificação de padrões.
Apesar de ser um termo recente, vem sendo considerado um dos pilares fundamentais do intelecto humano, junto com a leitura, a escrita e a aritmética, pois, como essas, serve para descrever, explicar e modelar o universo e seus processos complexos. Dessa forma, o desenvolvimento do Pensamento Computacional deve ser estimulado desde cedo.
De acordo com o técnico educacional Gabriel Kachel o caderno é um material de extrema importância para a compreensão dos conhecimentos acerca do Pensamento Computacional, bem como para o entendimento desse Eixo de Conhecimento da Computação: “Esse caderno tem identidade capixaba em suas sete práticas pedagógicas, construídas para as diferentes etapas da educação básica e em consonância com o Currículo do Espírito Santo. As práticas são sequências didáticas, projetos interdisciplinares ou iniciações científicas”, afirmou.
Clique aqui e confira o Caderno de Metodológico - Pensamento Computacional
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