30/05/2023 14h20

Primeira fase da OBMEP está sendo aplicada nesta terça-feira (30)

Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino estão participando da competição.

A primeira fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) está sendo aplicada nesta terça-feira (30) e as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino não ficaram de fora. Uma das unidades que está participando da competição é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, localizada em Cachoeiro de Itapemirim.

A professora Lilian Santana Rocha Valory ressaltou que a OBMEP é mais uma ferramenta que estimula o estudo da matemática entre estudantes e professores de todo o País. “Além de testar os conhecimentos, a Olimpíada permite aos estudantes a possiblidade de ampliar a visão de mundo e abrir diversos caminhos acadêmicos ligados ao campo da matemática. Dessa forma, a OBMEP é muito importante para estimular nossos alunos no aprendizado da disciplina de Matemática e abrir fronteiras para eles”, disse a docente.

A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a Olimpíada busca melhorar a qualidade da Educação Básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a materiais didáticos de qualidade.

A segunda fase da Olimpíada será aplicada no dia 07 de outubro. A divulgação dos vencedores está prevista para o dia 20 de dezembro. Além de serem premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze, a premiação possibilita aos estudantes o ingresso em programas de iniciação científica.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Neste ano, somou mais de 18,3 milhões de estudantes inscritos e bateu dois recordes: em números de escolas, com 55,3 mil instituições, e de municípios, com a marca de 5.563 cidades, alcançando 99,87% dos municípios brasileiros.

Criada pelo Impa em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Geiza Ardiçon
gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI