22/08/2019 11h52

Produções textuais de alunos são avaliados na 1ª etapa da Olimpíada de Língua Portuguesa

Para preparar os estudantes, foram realizadas oficinas de acordo com as orientações da OLP.

As escolas que se inscreveram na 6ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) tiveram até o último dia 19 para enviar os textos selecionados na 1ª etapa de avaliação. Para isso, as unidades escolares formaram uma Comissão Julgadora e encaminharam as produções dos alunos para o programa.

Para preparar os estudantes, foram realizadas oficinas de acordo com as orientações da OLP. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Cupertino, de Afonso Cláudio, é uma das unidades da Rede Estadual que participa da competição e, assim como as demais, preparou os alunos para o novo gênero da Olimpíada deste ano: o Documentário.

“Trabalhar com o gênero Documentário foi, primeiramente, um desafio. Introduzi-lo ao dia-a-dia dos alunos não foi difícil, pois já possuíam conhecimento sobre o assunto. O desafio maior foi fazer com que eles tivessem um outro olhar sobre os documentários, olhar de possíveis diretores de arte, câmera, editores, enfim, elementos que conheceram por meio das oficinas”, relataram as professoras Lia Matos e Rita Telles.

Os textos selecionados pela Escola José Cupertino foram “A alegria da infância”, da aluna Isadora Pimenta (Memórias); “O futebol é nosso”, da aluna Dafiny Vitória Dias Mageski (Crônicas) e o “Documentário, Homofobia”, dos alunos Daniel Christiann da Fonseca, Hemilly Zandonadi e Patrienny Zandonadi.

A estudante Dafiny contou que a escolha do seu texto foi marcante e é um incentivo para continuar se aprimorando na escrita. “Fomos a uma palestra de um escritor e poeta e, no final da apresentação, nossa professora Lia fez a leitura de um texto meu. Meu coração disparou, pois, uma arte minha foi reconhecida. Foi um dia muito especial, ali já me imaginei uma futura escritora”, disse.

A OLP conta com mais quatro etapas: a municipal, estadual, regional (semifinal) e a nacional (final).

A Olimpíada

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo País, por meio de ações de mobilização para a formação de professores de Língua Portuguesa, o Itaú Social criou em 2002, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, o Programa Escrevendo o Futuro (Cenpec), voltado para ações de formação presencial e a distância. O programa disponibiliza materiais com orientações pedagógicas e promoção da reflexão sobre práticas educativas.

Em 2008, o programa foi ampliado a partir de uma parceria com o Ministério da Educação para a criação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, um concurso de produção de textos entre alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Nesta edição, a Olimpíada reforça a valorização da interação de crianças e jovens com seu território, e retoma o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para participar do concurso, o estudante deve resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.

Conheça o regulamento clicando AQUI.

Texto: Soraia Camata

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