14/10/2021 15h14 - Atualizado em 14/10/2021 15h15

Professor contextualiza educação para o trânsito nas aulas de Física em atividade do Pipat

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Anília Knaak Buss, localizada no município de Viana, foram contemplados com aulas de Física contextualizadas com a educação para o trânsito. A atividade fez parte de uma das ações do Projeto Integrador de Pesquisa e Articulação no Território (Pipat).

O ensino-aprendizagem foi desenvolvido por meio de abordagens, considerando o trânsito local com questões de território, que estão diretamente relacionadas à qualidade de vida dos alunos, familiares e à comunidade.

O bairro Canaã, onde a escola está localizada, se encontra às margens da BR-101, que vem passando por inúmeras intervenções na infraestrutura. Nessa perspectiva, os alunos mapearam as questões do trânsito, como sinalização, semáforos, passarelas, entre outras.

Segundo o professor de Física Givanildo José Cordeiro, os dados coletados pelos alunos foram utilizados como uma problematização inicial, que motivou a abordagem dos conteúdos sobre colisões nas aulas. Com o objetivo de organizar o conhecimento sobre o conteúdo, foram disponibilizados equipamentos de informática para que os alunos pudessem simular diversas colisões entre veículos, utilizando o aplicativo Walter Fendt.

“A estratégia foi bem-sucedida, tendo em vista que, além de contextualizar as aulas com as questões que são trabalhadas no Pipat, também incentivamos o uso das tecnologias educacionais que estão disponíveis nas plataformas virtuais, ao simular as situações vivenciadas no cotidiano dos alunos. Assim, nós buscamos um real significado para a aprendizagem dos conteúdos de física”, ressaltou o professor Givanildo José Cordeiro.

Depois de 30 anos fora da escola, Evaldo Araújo de Oliveira, que estuda na EEEM Anília Knaak Buss, participou da atividade. “Estou fora da escola há muito tempo e sempre tive vontade de voltar a estudar. Agora, tive a oportunidade e estou tendo um grande aprendizado nas aulas. Nessa atividade, por exemplo, além aprender a matéria, também aprendemos sobre o trânsito”, disse o aluno da EJA.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata