19/08/2020 15h30

Professora de Montanha cria grupo de tutoria on-line

A professora Uesliana Kretli Ferreira, da área de Linguagem e Códigos, do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professor Elpídio Campos de Oliveira, de Montanha, está realizando junto com 14 alunos, encontros virtuais de tutorias coletivas on-line. A iniciativa busca aproximar tutor e tutorado nesses tempos de distanciamento social e atividades escolares remotas.

Foi a partir de conversas individuais e no grupo de WhatsApp da tutoria, que a professora percebeu a necessidade de uma aproximação. “Os estudantes estavam sentindo falta dos momentos de escuta, do aconchego de um abraço, da presença de cada professor e, em especial, do tutor, que está sempre por perto em qualquer circunstância. Atenta a isso, propus a eles dois encontros virtuais para manter esse vínculo mais ativo, já que apenas o diálogo no grupo do WhatsApp não era suficiente. Precisávamos nos ver, nos ouvir”, explicou Uesliana Kretli Ferreira.

Foram realizados dois encontros virtuais. No primeiro, a tutora ouviu as angústias e anseios dos estudantes em relação aos estudos neste período de distanciamento, também incentivou os tutorados a persistir na busca pelo seu projeto de vida, além de informá-los sobre toda a rotina da escola. O segundo encontro teve caráter motivacional, que contou com a participação do professor de Filosofia Fábio Lopes Ferreira, com palavras de incentivo em meio a tempos adversos, refletindo sobre a autoestima, bem como sua importância para o enfrentamento dessas adversidades.

O professor falou aos estudantes participantes sobre a importância do compromisso e empenho com a vida escolar e o quanto isso também contribui para atravessar esse tempo tão difícil que a humanidade atravessa. Frisou que a educação é a chave para a transformação de vidas, o caminho que deve alimentar sonhos e nos fazer alcançar o sucesso almejado. Deixou aos tutorados as marcas de um encontro inesquecível, e ao final uma linda reflexão: “Não desista, sonhe, lute e acredite, você possui a capacidade de empreender e mudar sua história. Seja protagonista, assuma esse compromisso e abrace o que a escola tem feito e oferecido a você”, afirmou o professor Fábio Ferreira.

Outros encontros serão realizados neste formato, enquanto as aulas estiverem suspensas. “Como foi prazeroso e proveitoso esse contato com cada um dos alunos! Realmente estavam precisando externar seus sentimentos em relação a tudo isso que estamos vivendo, ao novo modo de estudar, com todos os seus desafios e sem desistir do seu projeto de vida”, ressaltou a professora Uesliana Kretli Ferreira.

Informações à imprensa
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata